Resumé

Abstract

 

SOUZA, V. H. P. Contribuição ao estudo da influência da música sobre a hiperatividade: o rock Trilogy na movimentação corporal do menino hiperativo e a eficiência dos dados observacionais como critérios para a definição de parâmetros de mensuração do hiperativo. Tese (Doutorado). São Paulo, 1995. Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

 

RESUMO DA TESE

Nesta pesquisa estudou-se o efeito da música rock Trilogy, de Malmsteen, sobre o movimento corporal de meninos hiperativos. Professoras de três escolas de São Paulo indicaram 17 meninos irrequietos, estudando-se outros 32 normais, os quais foram gravados em videoteipe durante Tarefa Não-Verbal. Analisaram-se as dimensões do movimento corporal: quantidade, alternância, ritmo e funcionalidade da Tarefa; espaço ocupado, postura e natureza dos movimentos. Um neuropediatra diagnosticou hiperatividade nos irrequietos.

Através dos 32 normais mensurou-se o movimento dos irrequietos chegando-se à norma CARELLI e à NOTA K, com os registros do Movimento, Alternância e Ritmo. Destes, 16 formaram o grupo controle.

Contrastaram-se os escores dos 17 indicados aos dos 32 da norma. Dos indicados, 11 mostraram concordância de 64,70% entre indicação e norma, originando o grupo hiperativo (10 meninos segundo indicação da professora, do neuropediatra e da norma).

O efeito da música sobre hiperativos e controles foi avaliado pelo modelo Antes, Durante e Depois. A análise de variância multivariada mostrou resultados significativos (5%) entre os grupos em todos os índices e situações, além de legitimar os índices quantitativo, qualitativo e a norma CARELLI. Os movimentos do hiperativo foram menores Durante a Música, prolongando-se para Depois e a análise funcional do movimento revelou que o hiperativo "olhou o caderno" e "escreveu" mais Durante do que Antes da Música.

Concluiu-se que a música favoreceu a diminuição da movimentação na sala de aula, direcionando-a à Tarefa. Consideraram-se fundamentais os procedimentos que sistematizem qualitativamente o fenômeno e analisem a estrutura da música utilizada.

Palavras-chave: comportamento hiperativo; música e hiperatividade; hiperatividade na sala de aula; observação do comportamento; índices de mensuração de hiperatividade.

 

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