Vera Pessoa
PSICÓLOGA



TESE DE DOUTORADO
Indice



9
RESULTADOS DA INTERFERÊNCIA DA MÚSICA ROCK SOBRE O COMPORTAMENTO


9.1 Avaliação observacional da movimentação corporal de meninos hiperativos e grupo controle, na presença e ausência da música rock, em sala de aula

A seguir são apresentados os resultados dos índices Movimento, Alternância e Ritmo, medidos pela movimentação corporal, obtidos pela análise multivariada (MANOVA) para os perfis médios dos grupos estudados e pela análise descritiva desses grupos.

 

9.1.1 Índice Movimento

Ao verificar se ao longo das situações experimentais (Antes, Durante e Depois) o perfil médio da movimentação corporal, sob o aspecto do índice Movimento, dos meninos hiperativos assemelhava-se ao dos meninos do grupo controle, o resultado mostrou interação significativa entre esses fatores (F = 6,120; p < 0,05).

Analisando o efeito da situação experimental no grupo hiperativo, o resultado mostrou diferença significativa entre a situação experimental Antes da Música, comparativamente às outras duas situações: Durante e Depois da Música, as quais não diferiram entre si (F = 14,362; p < 0,05). Quanto ao efeito das situações experimentais no grupo controle nota-se não haver diferença significativa entre as situações: Antes, Durante e Depois da Música (F = 0,740; p > 0,05).

Analisando o efeito dos grupos em cada situação experimental, observa-se que Antes, Durante e Depois da Música os grupos mostraram respostas significativas de movimentação corporal (t = 9,630; t = 6,290; t = 6,310, respectivamente), no índice Movimento.

Os resultados são mostrados na Tabela 25 e Figura 9 cujos dados brutos encontram-se em anexo (Anexo 36).

Tabela 25: Resultados do teste estatístico multivariado (MANOVA) para o índice Movimento
Hipótese 
Resultado do
teste
estatístico 
Conclusão 
Os perfis médios do índice Movimento dos
grupos hiperativo e controle são semelhantes 
F=6,120**  Não existe comportamento
semelhante entre perfis médios
dos grupos 
Não há efeito das situações experimentais
(Antes, Durante e Depois da Música)
no índice Movimento dentro de cada um
dos grupos:
Hiperativo
Controle 




F = 14,362**
F = 0,740 




A (Du=De)
A = Du = De 
Não há diferença entre os grupos (hiperativo
e controle) no índice Movimento, em cada
uma das situações experimentais:
Antes da Música
Durante a Música
Depois da Música 



t = 9,630***
t = 6,290***
t = 6,310*** 



H C
H C
H C 
A = antes da música; Du = durante a música; De = depois da música
H = hiperativo; C = controle
** significativo para p < 0,01; *** significativo para p < 0,001

Figura 9: Perfis médios do índice Movimento para os grupos estudados, nas diferentes situações experimentais

 

Numa análise descritiva do movimento corporal do grupo hiperativo e do controle, a Tabela 26 e a Figura 10 apresentam a movimentação dos meninos, ao longo das situações experimentais (Anexo 37).

Tabela 26: Porcentagens de movimento corporal no índice Movimento em cada situação experimental nos grupos e no total dos movimentos*
Grupos 
Situação experimental 
Percentagem total
dos 
 
Antes 
Durante 
Depois 
movimentos 
Hiperativo
Controle 
41,0
35,0 
29,0
32,0 
30,0
33,0 
54,5
45,5 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais no índice Movimento (linha total), que são
apresentadas na Matriz de Tabulação VIII (Anexo 37)

Figura 10: Gráfico de barras da porcentagem do movimento corporal dos grupos experimentais, no índice Movimento

Os meninos hiperativos mostraram maior porcentagem de movimento corporal (54,5%), comparativamente a dos meninos do grupo controle (45,5%), no total das movimentações.

O grupo hiperativo apresentou Antes da Música maior porcentagem de movimento corporal, comparativamente às situações: Durante a Música e Depois da Música; sendo estas semelhantes entre si (41,0%; 29,0%; 30,0%, respectivamente). O grupo controle apresentou porcentagens que se assemelharam, entre si, nas três situações experimentais (35,0%; 32,0%; 33,0%).

 

9.1.2 Índice Alternância

 

Ao verificar se ao longo das situações experimentais (Antes, Durante e Depois da Música) o perfil médio da movimentação corporal, sob o aspecto do índice Alternância, do grupo hiperativo assemelhava-se ao do grupo controle, o resultado mostrou interação significativa entre esses fatores (F = 5,028; p < 0,05).

Analisando o efeito da situação experimental no grupo hiperativo, o resultado mostrou diferença significativa entre a situação experimental Antes da Música, comparativamente à outras duas situações Durante e Depois da Música, as quais não diferiram entre si (F = 15,414; p < 0,05). Observando o efeito da situação experimental na movimentação corporal alternada dos meninos do grupo controle, nota-se não haver diferença significativa entre as situações Antes, Durante e Depois da Música (F = 1,828; p < 0,05).

Analisando o efeito dos grupos em cada situação experimental, observa-se que Antes, Durante e Depois da Música os grupos mostraram diferenças significativas de movimentação corporal (t = 7,75; t = 6,28; t = 6,11, respectivamente), no índice Alternância.

A seguir os resultados relatados são apresentados na Tabela 27 e Figura 10, cujos dados brutos encontram-se em anexo (Anexo 38).

Tabela 27: Resultados do teste estatístico multivariado (MANOVA) para o índice Alternância
Hipótese 
Resultado
do teste
estatístico 
Conclusão 
Os perfis médios do índice Alternância dos grupos
hiperativo e controle são semelhantes 
F = 5,028* 
Não existe comportamento
semelhante entre perfis
médios dos grupos 
Não há efeito das situações experimentais (Antes,
Durante e Depois da Música) no índice Alternância
dentro de cada um dos grupos:
Hiperativo
Controle 



F = 15,414**
F = 1,828 



A (Du=De)
A=Du=De 
Não há diferença entre os grupos (hiperativo e
controle) no índice Alternância, em cada uma das
situações experimentais:
Antes da música
Durante a música
Depois da música 



t = 7,75***
t = 6,28***
t = 6,11*** 



H C
H C
H C 
A = antes da música; Du = durante a música; De = depois da música
H = hiperativo; C = controle
* significativo para p<0,05; ** significativo para p<0,01; *** significativo para p<0,001 Figura 11: Perfis médios do índice Alternância para os grupos estudados, nas diferentes situações experimentais

 

Numa análise descritiva do movimento corporal alternado dos grupos experimentais, a Tabela 28 e a Figura 12 apresentam a movimentação dos grupos, no total das situações experimentais (Anexo 39).

Tabela 28: Porcentagens de movimento corporal no índice Alternância em cada situação experimental e no total dos movimentos*
Grupos 
Situação experimental 
Percentagem total
dos 
 
Antes 
Durante 
Depois 
movimentos 
Hiperativo
Controle 
43,0
37,2 
27,0
30,7 
30,0
32,1 
59,4
40,6 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais no índice Alternância (linha total), que são apresentadas na Matriz de Tabulação X (Anexo 39)

Figura 12: Gráfico de barras da porcentagem do movimento corporal dos grupos experimentais, no índice Alternância

Os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem de movimento corporal alternado, no total dos movimentos (59,4%), comparativamente à dos meninos do grupo controle (40,6%).

O grupo hiperativo apresentou maior porcentagem de movimento alternado Antes da Música, comparativamente às situações Durante e Depois da Música; sendo estas semelhantes entre si (43,0%; 27,0%; 30,0%, respectivamente). O grupo controle apresentou porcentagens de movimento corporal que se assemelharam, entre si, nas situações Antes da Música, Durante a Música e Depois da Música (37,2%; 30,7%; 32,1%, respectivamente).

 

9.1.3 Índice Ritmo

Ao verificar se ao longo das situações experimentais o perfil médio da movimentação corporal, sob o aspecto do índice Ritmo, dos meninos hiperativos assemelhava-se ao do grupo controle, o resultado mostrou falta de semelhança entre os mesmos (F = 2,798; p < 0,05).

Observando entre os grupos experimentais se os perfis da movimentação corporal rítmica coincidia nas situações Antes, Durante e Depois da Música, o resultado mostrou diferença significativa entre o grupo hiperativo e o controle (t = 5,192; p < 0,05).

Analisando o efeito da situação experimental sobre os grupos frente a semelhança encontrada nos perfis, nota-se não haver diferença significativa entre as situações Antes, Durante e Depois da Música (F = 2,706; p < 0,05). Embora os valores apresentem tendência de dissimilaridades, a variabilidade dos resultados obtidos para o índice Ritmo impossibilitou a configuração de diferença estatística.

 

A seguir os resultados apresentados são mostrados na Tabela 29 e Figura 13, cujos dados brutos encontram-se em anexo (Anexo 43).

Tabela 29: Resultados do teste estatístico multivariado (MANOVA) para o índice Ritmo
Hipótese 
Resultado
do teste
estatístico 
Conclusão 
Os perfis médios do índice Alternância dos grupos
hiperativo e controle são semelhantes 
F = 2,798 
Existe comportamento
semelhante entre perfis
médios dos grupos 
Não há efeito das situações experimentais
(Antes, Durante e Depois da Música) no índice
Ritmo dentro dos grupos: 
t = 5,192***  H C 
Não há diferença entre os grupos (hiperativo e
controle) no índice Ritmo,nas situações
experimentais: 
F = 2,706  A = Du = De 
A = antes da música; Du = durante a música; De = depois da música
H = hiperativo; C = controle
*** significativo para p<0,001

 

Figura 13: Perfis médios do índice Ritmo para os grupos estudados, nas diferentes situações experimentais




Numa análise descritiva do movimento corporal rítmico dos grupos experimentais, a Tabela 30 e a Figura 14 apresentam a movimentação dos mesmos, ao longo das situações (Anexo 41).

Tabela 30: Porcentagens de movimento corporal no índice Ritmo em cada situação experimental no grupo e no total dos movimentos*
Grupos 
Situação experimental 
Percentagem total
dos 
 
Antes 
Durante 
Depois 
movimentos 
Hiperativo
Controle 
41,0
34,0 
29,0
32,0 
30,0
34,0 
62,0
38,0 

* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais no índice Ritmo (linha total), que são apresentadas na Matriz de Tabulação XII (Anexo 41)

 

Figura 14: Gráfico de barras da porcentagem do movimento corporal dos grupos experimentais, no índice Ritmo

Os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem de movimento corporal rítmico, no total dos movimentos (62,0%), comparativamente a dos meninos do grupo controle (38,0%).

O grupo dos meninos hiperativos apresentou maior percentagem de movimento rítmico Antes da Música, comparativamente às situações Durante e Depois da Música; sendo estas semelhantes entre si (41,0%; 29,0%; 30,0%, respectivamente). O grupo controle apresentou porcentagens semelhantes, entre si, de movimento corporal, nas situações: Antes, Durante e Depois da Música (34,0%; 32,0%; 34,0%).




A Tabela 31, apresentada a seguir, mostra um resumo dos resultados da análise multivariada (MANOVA) para os índices Movimento, Alternância e Ritmo para os grupos hiperativo e controle.

Tabela 31: Síntese dos resultados obtidos pela MANOVA nas variáveis índices Movimento, Alternância e Ritmo
Hipótese 
Variável 
Movimento 
Alternância 
Ritmo 
Semelhança entre os dois grupos hiperativo
e controlo 
** 
NS 
Comparação das situações experimentais
(Antes, Durante e Depois) para os grupos:
Hiperativo
Controle 


A¹(Du=De)
A=Du=De 


A¹(Du=De)
A=Du=De 


A=Du=De
A=Du=De 
Comparação dos Grupos:
Antes da Música
Durante a Música
Depois da Música 

H¹C
H¹C
H¹C 

H¹C
H¹C
H¹C 

H¹C
H¹C
H¹C 
A = antes da música; Du = durante a música; De = depois da música
H = hiperativo; C = controle; * significativo para p < 0,05; ** significativo para p < 0,01; NS = não significativo



9.2 A funcionalidade dos movimentos relativamente à Tarefa Não-Verbal

Para tentar avaliar quanto da atividade do menino está diretamente relacionada à Tarefa Não-Verbal, foram selecionadas as Categorias de Estado Movimento, de partes do corpo e movimentos, que se podia supor com mais segurança que seriam necessárias para o desempenho da Tarefa (Anexos 42 e 42.1).

Este critério é bastante aproximativo e deixa de lado muitos movimentos corporais que poderiam ter funcionalidade em relação à Tarefa, e que podem ter sido executados pelo menino em função da mesma, mas em relação às quais a noção de necessidade pareceu menos plausível (por exemplo: "manipulação do objeto escolar de outra criança", "olhar para o colega", "passar caneta sobre a carteira", "receber material escolar etc.) e exclui ainda movimentos não necessariamente incompatíveis com a Tarefa (como por exemplo: "andar", "ficar de pé", "puxar carteira para perto de si" etc.).

Como no estudo das Dimensões do Movimento (item 4.2.1.4.3.1.3) anteriormente apresentado, Repouso significou a fixação do olhar sobre uma direção ou objeto determinado. Sempre que ocorreu cessação do movimento de olhos sobre o "objeto próprio", no agrupamento Objeto Escolar, a ocorrência imediata de Repouso sobre o caderno foi somada ao movimento "olhar objeto próprio". Tentou-se com este procedimento registrar a atenção direcionada à Tarefa Não-Verbal (Anexo 42 e 42.1).

A Tabela 32 apresenta as porcentagens que os movimentos relativos à Tarefa (Anexo 43, I) representam no total de movimentos das partes do corpo (Anexo 43, II). Esses resultados indicam que as 8 categorias selecionadas (Anexo 43) como relativas à Tarefa concentram 48,32% e 68,30% de toda movimentação corporal do menino hiperativo e do grupo controle, respectivamente, na sala de aula.

Tabela 32: Porcentagens de movimentos relativos à Tarefa Não-Verbal e ao total de movimentos das partes do corpo nas situações experimentais, para o grupo hiperativo e grupo controle *

Grupo 
Movimento de olhos,
braços e mãos relativos
à Tarefa Não-Verbal 
olhos 
braços e mãos 
Porcentagem total
dos movimentos** 
Hiperativo
Controle
Porcentagem total
dos movimentos** 
59,22
74,60

67,07 
53,40
75,21

64,28 
48,32
68,30

58,12 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais dos movimentos relativos à Tarefa (linha Total) e a freqüência dos movimentos das partes do corpo (linha Total), que são apresentadas na Matriz de Tabulação XV (Anexo 43).
Para este cálculo incluiu-se os movimentos de pernas e pés.

 

A Tabela 33 e as Matrizes de Tabulação XXII e XIII apresentam as porcentagens de movimentos dos olhos relativos à Tarefa Não-Verbal, nas situações experimentais; observa-se que a categoria "olhar para objeto escolar próprio" mostrou maior porcentagem, comparativamente às demais, para ambos os grupos: hiperativo e controle.

Durante a Música rock tanto os meninos hiperativos quanto os do grupo controle apresentou maior porcentagem na categoria "olhar para objeto escolar próprio"; no entanto, Antes da Música, na categoria "olhar para a professora", o grupo hiperativo mostrou maior porcentagem de movimento dos olhos, comparativamente ao controle.

Depois da Música observa-se que ambos os grupos apresentaram menor porcentagem de movimento dos olhos, na categoria "olhar para lousa".

 

Tabela 33: Porcentagens de movimento de olhos relativos à Tarefa Não-Verbal nas situações experimentais, para o grupo hiperativo e grupo controle *
Grupo 
Situações
experimentais 
Categoria de
Movimento 
olhar p/professora 
olhar p/obj.escolar pró. 
olhar p/lousa 
Hiperativo 
Antes
Durante
Depois 
18,60
7,01
5,06 
68,30
83,28
85,83 
13,10
9,71
9,11 
  Porcentagem total
dos movimentos 
10,80 
78,40 
10,80 
Controle 
Antes
Durante
Depois 
0,16
0,17
0,09 
84,50
96,25
95,30 
15,34
3,58
4,61 
  Porcentagem total
dos movimentos 
0,15 
91,66 
8,19 
As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais de movimentos de olhos (linha Total) que são apresentadas nas Matrizes de Tabulação XIII e XIV (Anexos 42 e 42.1).

 

 

Tabela 34: Porcentagens de movimentos de braços e mãos relativos à Tarefa Não-Verbal nas situações experimentais, para o grupo hiperativo e grupo controle *
Grupo 
Situações
experimentais 
Categorias de
Movimentos 
   
Mov. sobre caderno 
Colocar obj. sobre obj. 
Colocar obj. sobre amb. 
Manip. obj. escolar 
Limp.
superfície 
Hiperativo 
Antes
Durante
Depois 
51,38
63,94
54,18 
7,30
4,40
5,98 
5,26
5,96
2,77 
23,53
21,44
31,24 
12,53
4,26
5,83 
 
Porcentagem
total de
movimento 
56,00 
6,00 
4,75 
25,15 
8,10 
Controle 
Antes
Durante
Depois 
71,30
72,67
66,09 
1,60
1,05
1,38 
2,00
2,70
3,80 
19,00
19,91
25,20 
6,10
3,67
3,53 
 
Porcentagem
total de
movimento 
70,05 
1,05 
3,00 
21,48 
4,42 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais de movimentos de braços e mãos (linha Total) que são apresentadas nas Matrizes de Tabulação XIII e XIV (Anexos 42 e 42.1).

Pela Tabela 34 e Matrizes de Tabulação XIII e XIV observa-se que tanto o grupo hiperativo quanto o controle apresentou maior porcentagem de movimento de braços e mãos na categoria "movimento sobre o caderno" e, secundariamente, em "manipular objeto escolar CAF".

Durante a Música, o grupo hiperativo mostrou maior porcentagem de movimento de braços e mãos na categoria "movimento sobre o caderno", comparativamente a ele próprio, Antes da Música.

O grupo controle na situação Durante a Música apresentou um aumento expressivo na movimentação de braços e mãos na categoria "movimento sobre o caderno", comparativamente à Antes da Música. No entanto, este aumento mostrou-se menor do que ao do grupo hiperativo, 12,56% entre Antes e Durante a Música; e grupo controle 1,37% entre as mesmas situações.

Durante a Música, comparativamente à Antes, o grupo hiperativo apresentou menores porcentagens de movimentos de braços e mãos nas categorias: "limpar superfície", "colocar objeto sobre objeto CAF" e "manipular objeto escolar CAF" (8,27%, 2,90% e 2,03%, respectivamente). Quanto ao grupo controle, estas categorias mostraram-se com porcentagens quase que semelhantes, entre si, Antes e Durante a Música.

 

9.3 A natureza dos movimentos

De forma a dar uma idéia qualitativa da movimentação corporal dos meninos na sala de aula, e resgatar o que foi percebido pelas professoras ao indicarem os meninos irrequietos "meninos indicados como irrequietos: percepção das professoras", serão descritas as categorias de movimento agrupadas em partes do corpo; entretanto, elas foram reagrupadas por um critério molar procurando levar em conta a orientação e/ou a função do movimento em relação ao meio (SOUZA, 1985). O agrupamento usado para o reagrupamento é apresentado no Anexo 15.

Olhos

No caso dos olhos, adotou-se o critério exposto na Dimensão dos Movimentos (item 4.2.1.4.3.1.3) e utilizado na análise da "Funcionalidade dos movimentos relativamente à Tarefa Não-Verbal".

Os movimentos dos olhos foram agrupados em: Objeto Escolar, Outros, Social e Ambiente Físico (Anexo 44 e 44.1).

Tabela 35: Porcentagens de orientação e/ou função de movimentos de olhos segundo grupo e situação experimental*
Grupo 
Situação
Experimental 
Categoria
Movimento
   
Objeto
Escolar 
Outros 
Social 
Ambiente
Físico 
hiperativo 
Antes
Durante
Depois 
46,40
61,71
58,26 
29,16
20,54
23,74 
24,39
16,88
17,55 
0,05
0,87
0,45 
 
Percentagem total
dos movimentos 
54,45 
25,02 
20,12 
0,41 
controle 
Antes
Durante
Depois 
78,80
74,30
89,50 
13,80
14,43
20,30 
7,00
10,87
9,45 
0,40
0,40
0,35 
 
Percentagem total
dos movimentos 
74,31 
16,22 
9,10 
0,37 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais de movimentos de olhos (linha Total) que são apresentadas na Matriz de Tabulação XVI e XVII (Anexos 44 e 44.1).

Esta Tabela e as Matrizes de Tabulação XVI e XVII descrevem que os olhos de ambos os grupos se orientaram percentualmente mais para Objeto Escolar, nas situações experimentais. O grupo hiperativo Durante a Música fixou-se mais no "objeto próprio", como por exemplo: "caderno", e o grupo controle mostrou porcentagens semelhantes em todas as situações, para a mesma categoria. Antes da Música, ambos os grupos olharam mais para o "objeto comum a todos": "lousa".

No agrupamento Outros, o hiperativo olhou mais para "frente e/ou para trás", especialmente Antes da Música, enquanto que o grupo controle olhou também "para o lado", semelhantemente em todas as situações.

Os meninos hiperativos mostraram Antes da Música mais orientação Social para os "colegas", e secundariamente para o "observador", enquanto que os meninos controle orientaram-se mais para os "colegas" em todas as situações experimentais. O olhar dirigido à professora foi desconsiderado nessa análise, por tornar-se difícil separar o Social da Tarefa Escolar.

No agrupamento Ambiente Físico, Durante a Música, o grupo dos meninos hiperativos direcionaram o olhar mais para o "chão"; e os meninos do grupo controle apresentaram semelhantemente o mesmo olhar em todos os momentos experimentais.

Braços e Mãos

Braços e mãos tiveram os movimentos agrupados em Tarefa Escolar, Social e Manipulação Simples.

A Tabela 36 mostra os movimentos de braços e mãos do grupo hiperativo e do controle, em todas as situações experimentais.

Tabela 36: Porcentagens de resposta de movimentos de braços e mãos segundo grupo e situação experimental*
Grupo 
Situação
Experimental 
Categoria 
Movimento 
 
   
Tarefa Escolar 
Manipulação
Simples 
Social 
hiperativo 
Antes
Durante
Depois 
54,50
53,30
51,90 
40,85
32,40
41,90 
4,65
14,30
6,20 
 
Porcentagem total
dos movimentos 
53,37 
38,63 
8,00 
controle 
Antes
Durante
Depois 
73,54
76,08
76,00 
23,11
18,27
19,09 
3,35
5,65
4,90 
 
Porcentagem total
dos movimentos 
75,21 
20,00 
4,79 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais de movimentos de braços e mãos (linha Total) que são apresentadas na Matriz de Tabulação XIX e XX (Anexos 45 e 45.1).

A Tabela 36 e as Matrizes de Tabulação XIX e XX descrevem que os grupos movimentaram mais os braços e mãos no agrupamento Tarefa Escolar. Durante a Música, os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem em "escrever", "contar com dedo / lápis", "apontar seguindo com o dedo o que está escrito no caderno / folha"; o grupo controle direcionou seus movimentos de braços e mãos para: "escrever", "manipular borracha / lápis / folha", "apagar folha" etc., igualmente em todas as situações.

No agrupamento Manipulação Simples, Durante a Música os meninos hiperativos colocaram parte do corpo sobre o ambiente com menos freqüência, como por exemplo: "por mão sobre a carteira", "mudar mão de lugar", "esticar braço sobre a carteira", "por braços sobre a carteira", enquanto que o grupo controle "suspenderam os braços", "abaixaram os braços:, "puseram mão sobre a carteira", "mudaram mão de lugar" com porcentagens semelhantes em todas situações experimentais.

Durante a Música, no agrupamento Social, os hiperativos "balançaram ritmicamente os braços" acompanhando a música, "pegaram material escolar que a professora deu" e fizeram "microfone com a mão"; com porcentagens semelhantes no decorrer das situações o hiperativo "mostrou material escolar" para o colega e para a professor, "puseram mão sobre carteira do colega", "pegou objeto escolar do outro", "pegou no colega" etc. No agrupamento Social semelhantemente em todas as situações, o grupo controle "mostrou material escolar" para a professora, "pegou material escolar que a professora deu", "devolveu objeto escolar do outro", "levou material escolar para a professora" etc.

Pernas e Pés

Os movimentos das pernas e pés foram agrupados em: Movimento sem Deslocamento, Movimento de Transição, Movimento com Deslocamento e Movimento Social (Anexos 46 e 46.1).

A Tabela 37 e as Matrizes de Tabulação descrevem que as pernas e pés de ambos os grupos experimentais movimentaram percentualmente mais no agrupamento Movimento sem Deslocamento. Durante a Música, o grupo dos meninos hiperativos e o dos controle apresentaram menor porcentagem em "esfregar os pés no chão para frente e para trás"; "cruzar as pernas"; "descruzar as pernas"; "escorregar pé na carteira"; "mexer com os pés para cima e para baixo"; "mudar pé da carteira para o chão"; "mudar pé de lugar na própria carteira"; "tirar pé de sobre o pé" e "por pé sobre o pé". Os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem nos movimentos rítmicos Durante a Música, tais como: "movimentaram ritmicamente as pernas e pés"; "balançaram ritmicamente as pernas e pés" e "bateram ritmicamente os pés no chão / carteira".

 

Tabela 37: Porcentagens de resposta de movimentos de pernas e pés segundo grupo e situação experimental*
Grupo 
Situação
Experimental 
Categoria
Movimento
   
Mov. sem
desloc. 
Mov. de
transição 
Mov. com
desloc. 
Mov.Social 
hiperativo 
Antes
Durante
Depois 
88,25
84,16
84,80 
7,45
6,75
7,80 
2,8
7,00
5,80 
1,50
2,09
1,60 
 
Percentagem total
dos movimentos 
86,00 
7,00 
5,00 
2,00 
controle 
Antes
Durante
Depois 
90,00
80,00
71,65 
7,00
14,00
19,20 
2,60
4,20
8,35 
0,40
1,80
0,80 
 
Percentagem total
dos movimentos 
79,00 
14,50 
5,50 
1,00 
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais de movimentos de pernas e pés (linha Total) que são apresentadas nas Matrizes de Tabulação XXI e XXII (Anexos 46 e 46.1).

No sub-agrupamento Movimento de Transição o grupo hiperativo apresentou menos os movimentos de "abaixar"; "sentar" e "levantar"; enquanto que o grupo controle apresentou mais os mesmos movimentos.

Em Movimento com Deslocamento ambos os grupos apresentaram mais o movimento de "andar" Durante e Depois da Música; Antes da Música o grupo dos meninos hiperativos andaram mais do que os meninos do grupo controle.

No Movimento Social o grupo dos meninos hiperativos apresentou mais do que os meninos do controle o movimento de "por pé na perna do colega", em todas as situações experimentais.

 

9.3.1 Mudança de estado

Este conceito, conforme foi explanado no item Dimensões dos movimentos (4.2.1.4.3.1), apresenta o movimento ritmico das partes do corpo. O mesmo ilustra como ocorreu a mudança Movimento-Repouso (M-R), Repouso-Movimento (R-M) e Movimento para outro movimento diferente (M-OM) nos grupos hiperativos e controle.

Neste tópico será mostrado o movimento ritmico de braços, olhos e pernas para cada um dos meninos hiperativo e controle. Para esta ilustração analisou-se os seis primeiros intervalos após o trigésimo (30º) para cada situação experimental (Antes, Durante e Depois).

A Figura 15 ilustra as diferenças de ritmo das três partes do corpo, por meio da representação gráfica dos três tipos de mudanças de estado ao longo de 3 minutos: 1 Antes, 1 Durante e 1 Depois da Música.