PSICÓLOGA TESE DE DOUTORADO Indice | Home | Introdução | Revisão Literatura | Prop. e Plano Trab. | Material e Métodos | | Resultados | Discussões | Influência Música na Hiperatividade | | Interferência Música no Comportamento | Resultados da Interferência | | Discussão da Influência | Discussão Geral | Conclusões | Anexos | RESULTADOS DA INTERFERÊNCIA DA MÚSICA ROCK SOBRE O COMPORTAMENTO 9.1 Avaliação observacional da movimentação corporal de meninos hiperativos e grupo controle, na presença e ausência da música rock, em sala de aula A seguir são apresentados os resultados dos índices Movimento, Alternância e Ritmo, medidos pela movimentação corporal, obtidos pela análise multivariada (MANOVA) para os perfis médios dos grupos estudados e pela análise descritiva desses grupos.
9.1.1 Índice Movimento Ao verificar se ao longo das situações experimentais (Antes, Durante e Depois) o perfil médio da movimentação corporal, sob o aspecto do índice Movimento, dos meninos hiperativos assemelhava-se ao dos meninos do grupo controle, o resultado mostrou interação significativa entre esses fatores (F = 6,120; p < 0,05). Analisando o efeito da situação experimental no grupo hiperativo, o resultado mostrou diferença significativa entre a situação experimental Antes da Música, comparativamente às outras duas situações: Durante e Depois da Música, as quais não diferiram entre si (F = 14,362; p < 0,05). Quanto ao efeito das situações experimentais no grupo controle nota-se não haver diferença significativa entre as situações: Antes, Durante e Depois da Música (F = 0,740; p > 0,05). Analisando o efeito dos grupos em cada situação experimental, observa-se que Antes, Durante e Depois da Música os grupos mostraram respostas significativas de movimentação corporal (t = 9,630; t = 6,290; t = 6,310, respectivamente), no índice Movimento. Os resultados são mostrados na Tabela 25 e Figura 9 cujos dados brutos encontram-se em anexo (Anexo 36). Tabela 25: Resultados do teste estatístico multivariado (MANOVA) para o índice Movimento
H = hiperativo; C = controle ** significativo para p < 0,01; *** significativo para p < 0,001 Figura 9: Perfis médios do índice Movimento para os grupos estudados, nas diferentes situações experimentais
Numa análise descritiva do movimento corporal do grupo hiperativo e do controle, a Tabela 26 e a Figura 10 apresentam a movimentação dos meninos, ao longo das situações experimentais (Anexo 37). Tabela 26: Porcentagens de movimento corporal no índice Movimento em cada situação experimental nos grupos e no total dos movimentos*
apresentadas na Matriz de Tabulação VIII (Anexo 37) Figura 10: Gráfico de barras da porcentagem do movimento corporal dos grupos experimentais, no índice Movimento Os meninos hiperativos mostraram maior porcentagem de movimento corporal (54,5%), comparativamente a dos meninos do grupo controle (45,5%), no total das movimentações. O grupo hiperativo apresentou Antes da Música maior porcentagem de movimento corporal, comparativamente às situações: Durante a Música e Depois da Música; sendo estas semelhantes entre si (41,0%; 29,0%; 30,0%, respectivamente). O grupo controle apresentou porcentagens que se assemelharam, entre si, nas três situações experimentais (35,0%; 32,0%; 33,0%).
9.1.2 Índice Alternância
Ao verificar se ao longo das situações experimentais (Antes, Durante e Depois da Música) o perfil médio da movimentação corporal, sob o aspecto do índice Alternância, do grupo hiperativo assemelhava-se ao do grupo controle, o resultado mostrou interação significativa entre esses fatores (F = 5,028; p < 0,05). Analisando o efeito da situação experimental no grupo hiperativo, o resultado mostrou diferença significativa entre a situação experimental Antes da Música, comparativamente à outras duas situações Durante e Depois da Música, as quais não diferiram entre si (F = 15,414; p < 0,05). Observando o efeito da situação experimental na movimentação corporal alternada dos meninos do grupo controle, nota-se não haver diferença significativa entre as situações Antes, Durante e Depois da Música (F = 1,828; p < 0,05). Analisando o efeito dos grupos em cada situação experimental, observa-se que Antes, Durante e Depois da Música os grupos mostraram diferenças significativas de movimentação corporal (t = 7,75; t = 6,28; t = 6,11, respectivamente), no índice Alternância. A seguir os resultados relatados são apresentados na Tabela 27 e Figura 10, cujos dados brutos encontram-se em anexo (Anexo 38). Tabela 27: Resultados do teste estatístico multivariado (MANOVA) para o índice Alternância
H = hiperativo; C = controle * significativo para p<0,05; ** significativo para p<0,01; *** significativo para p<0,001 Figura 11: Perfis médios do índice Alternância para os grupos estudados, nas diferentes situações experimentais
Numa análise descritiva do movimento corporal alternado dos grupos experimentais, a Tabela 28 e a Figura 12 apresentam a movimentação dos grupos, no total das situações experimentais (Anexo 39). Tabela 28: Porcentagens de movimento corporal no índice Alternância em cada situação experimental e no total dos movimentos*
Figura 12: Gráfico de barras da porcentagem do movimento corporal dos grupos experimentais, no índice Alternância Os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem de movimento corporal alternado, no total dos movimentos (59,4%), comparativamente à dos meninos do grupo controle (40,6%). O grupo hiperativo apresentou maior porcentagem de movimento alternado Antes da Música, comparativamente às situações Durante e Depois da Música; sendo estas semelhantes entre si (43,0%; 27,0%; 30,0%, respectivamente). O grupo controle apresentou porcentagens de movimento corporal que se assemelharam, entre si, nas situações Antes da Música, Durante a Música e Depois da Música (37,2%; 30,7%; 32,1%, respectivamente).
9.1.3 Índice Ritmo Ao verificar se ao longo das situações experimentais o perfil médio da movimentação corporal, sob o aspecto do índice Ritmo, dos meninos hiperativos assemelhava-se ao do grupo controle, o resultado mostrou falta de semelhança entre os mesmos (F = 2,798; p < 0,05). Observando entre os grupos experimentais se os perfis da movimentação corporal rítmica coincidia nas situações Antes, Durante e Depois da Música, o resultado mostrou diferença significativa entre o grupo hiperativo e o controle (t = 5,192; p < 0,05). Analisando o efeito da situação experimental sobre os grupos frente a semelhança encontrada nos perfis, nota-se não haver diferença significativa entre as situações Antes, Durante e Depois da Música (F = 2,706; p < 0,05). Embora os valores apresentem tendência de dissimilaridades, a variabilidade dos resultados obtidos para o índice Ritmo impossibilitou a configuração de diferença estatística.
A seguir os resultados apresentados são mostrados na Tabela 29 e Figura 13, cujos dados brutos encontram-se em anexo (Anexo 43). Tabela 29: Resultados do teste estatístico multivariado (MANOVA) para o índice Ritmo
H = hiperativo; C = controle *** significativo para p<0,001 Figura 13: Perfis médios do índice Ritmo para os grupos estudados, nas diferentes situações experimentais Numa análise descritiva do movimento corporal rítmico dos grupos experimentais, a Tabela 30 e a Figura 14 apresentam a movimentação dos mesmos, ao longo das situações (Anexo 41). Tabela 30: Porcentagens de movimento corporal no índice Ritmo em cada situação experimental no grupo e no total dos movimentos*
* As bases para o cálculo destas porcentagens são as freqüências totais no índice Ritmo (linha total), que são apresentadas na Matriz de Tabulação XII (Anexo 41) Figura 14: Gráfico de barras da porcentagem do movimento corporal dos grupos experimentais, no índice Ritmo Os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem de movimento corporal rítmico, no total dos movimentos (62,0%), comparativamente a dos meninos do grupo controle (38,0%). O grupo dos meninos hiperativos apresentou maior percentagem de movimento rítmico Antes da Música, comparativamente às situações Durante e Depois da Música; sendo estas semelhantes entre si (41,0%; 29,0%; 30,0%, respectivamente). O grupo controle apresentou porcentagens semelhantes, entre si, de movimento corporal, nas situações: Antes, Durante e Depois da Música (34,0%; 32,0%; 34,0%). A Tabela 31, apresentada a seguir, mostra um resumo dos resultados da análise multivariada (MANOVA) para os índices Movimento, Alternância e Ritmo para os grupos hiperativo e controle. Tabela 31: Síntese dos resultados obtidos pela MANOVA nas variáveis índices Movimento, Alternância e Ritmo
H = hiperativo; C = controle; * significativo para p < 0,05; ** significativo para p < 0,01; NS = não significativo 9.2 A funcionalidade dos movimentos relativamente à Tarefa Não-Verbal Para tentar avaliar quanto da atividade do menino está diretamente relacionada à Tarefa Não-Verbal, foram selecionadas as Categorias de Estado Movimento, de partes do corpo e movimentos, que se podia supor com mais segurança que seriam necessárias para o desempenho da Tarefa (Anexos 42 e 42.1). Este critério é bastante aproximativo e deixa de lado muitos movimentos corporais que poderiam ter funcionalidade em relação à Tarefa, e que podem ter sido executados pelo menino em função da mesma, mas em relação às quais a noção de necessidade pareceu menos plausível (por exemplo: "manipulação do objeto escolar de outra criança", "olhar para o colega", "passar caneta sobre a carteira", "receber material escolar etc.) e exclui ainda movimentos não necessariamente incompatíveis com a Tarefa (como por exemplo: "andar", "ficar de pé", "puxar carteira para perto de si" etc.). Como no estudo das Dimensões do Movimento (item 4.2.1.4.3.1.3) anteriormente apresentado, Repouso significou a fixação do olhar sobre uma direção ou objeto determinado. Sempre que ocorreu cessação do movimento de olhos sobre o "objeto próprio", no agrupamento Objeto Escolar, a ocorrência imediata de Repouso sobre o caderno foi somada ao movimento "olhar objeto próprio". Tentou-se com este procedimento registrar a atenção direcionada à Tarefa Não-Verbal (Anexo 42 e 42.1). A Tabela 32 apresenta as porcentagens que os movimentos relativos à Tarefa (Anexo 43, I) representam no total de movimentos das partes do corpo (Anexo 43, II). Esses resultados indicam que as 8 categorias selecionadas (Anexo 43) como relativas à Tarefa concentram 48,32% e 68,30% de toda movimentação corporal do menino hiperativo e do grupo controle, respectivamente, na sala de aula. Tabela 32: Porcentagens de movimentos relativos à Tarefa Não-Verbal e ao total de movimentos das partes do corpo nas situações experimentais, para o grupo hiperativo e grupo controle *
Para este cálculo incluiu-se os movimentos de pernas e pés.
A Tabela 33 e as Matrizes de Tabulação XXII e XIII apresentam as porcentagens de movimentos dos olhos relativos à Tarefa Não-Verbal, nas situações experimentais; observa-se que a categoria "olhar para objeto escolar próprio" mostrou maior porcentagem, comparativamente às demais, para ambos os grupos: hiperativo e controle. Durante a Música rock tanto os meninos hiperativos quanto os do grupo controle apresentou maior porcentagem na categoria "olhar para objeto escolar próprio"; no entanto, Antes da Música, na categoria "olhar para a professora", o grupo hiperativo mostrou maior porcentagem de movimento dos olhos, comparativamente ao controle. Depois da Música observa-se que ambos os grupos apresentaram menor porcentagem de movimento dos olhos, na categoria "olhar para lousa". Tabela 33: Porcentagens de movimento de olhos relativos à Tarefa Não-Verbal nas situações experimentais, para o grupo hiperativo e grupo controle *
Tabela 34: Porcentagens de movimentos de braços e mãos relativos à Tarefa Não-Verbal nas situações experimentais, para o grupo hiperativo e grupo controle *
Pela Tabela 34 e Matrizes de Tabulação XIII e XIV observa-se que tanto o grupo hiperativo quanto o controle apresentou maior porcentagem de movimento de braços e mãos na categoria "movimento sobre o caderno" e, secundariamente, em "manipular objeto escolar CAF". Durante a Música, o grupo hiperativo mostrou maior porcentagem de movimento de braços e mãos na categoria "movimento sobre o caderno", comparativamente a ele próprio, Antes da Música. O grupo controle na situação Durante a Música apresentou um aumento expressivo na movimentação de braços e mãos na categoria "movimento sobre o caderno", comparativamente à Antes da Música. No entanto, este aumento mostrou-se menor do que ao do grupo hiperativo, 12,56% entre Antes e Durante a Música; e grupo controle 1,37% entre as mesmas situações. Durante a Música, comparativamente à Antes, o grupo hiperativo apresentou menores porcentagens de movimentos de braços e mãos nas categorias: "limpar superfície", "colocar objeto sobre objeto CAF" e "manipular objeto escolar CAF" (8,27%, 2,90% e 2,03%, respectivamente). Quanto ao grupo controle, estas categorias mostraram-se com porcentagens quase que semelhantes, entre si, Antes e Durante a Música.
9.3 A natureza dos movimentos De forma a dar uma idéia qualitativa da movimentação corporal dos meninos na sala de aula, e resgatar o que foi percebido pelas professoras ao indicarem os meninos irrequietos "meninos indicados como irrequietos: percepção das professoras", serão descritas as categorias de movimento agrupadas em partes do corpo; entretanto, elas foram reagrupadas por um critério molar procurando levar em conta a orientação e/ou a função do movimento em relação ao meio (SOUZA, 1985). O agrupamento usado para o reagrupamento é apresentado no Anexo 15. Olhos No caso dos olhos, adotou-se o critério exposto na Dimensão dos Movimentos (item 4.2.1.4.3.1.3) e utilizado na análise da "Funcionalidade dos movimentos relativamente à Tarefa Não-Verbal". Os movimentos dos olhos foram agrupados em: Objeto Escolar, Outros, Social e Ambiente Físico (Anexo 44 e 44.1). Tabela 35: Porcentagens de orientação e/ou função de movimentos de olhos segundo grupo e situação experimental*
Esta Tabela e as Matrizes de Tabulação XVI e XVII descrevem que os olhos de ambos os grupos se orientaram percentualmente mais para Objeto Escolar, nas situações experimentais. O grupo hiperativo Durante a Música fixou-se mais no "objeto próprio", como por exemplo: "caderno", e o grupo controle mostrou porcentagens semelhantes em todas as situações, para a mesma categoria. Antes da Música, ambos os grupos olharam mais para o "objeto comum a todos": "lousa". No agrupamento Outros, o hiperativo olhou mais para "frente e/ou para trás", especialmente Antes da Música, enquanto que o grupo controle olhou também "para o lado", semelhantemente em todas as situações. Os meninos hiperativos mostraram Antes da Música mais orientação Social para os "colegas", e secundariamente para o "observador", enquanto que os meninos controle orientaram-se mais para os "colegas" em todas as situações experimentais. O olhar dirigido à professora foi desconsiderado nessa análise, por tornar-se difícil separar o Social da Tarefa Escolar. No agrupamento Ambiente Físico, Durante a Música, o grupo dos meninos hiperativos direcionaram o olhar mais para o "chão"; e os meninos do grupo controle apresentaram semelhantemente o mesmo olhar em todos os momentos experimentais. Braços e Mãos Braços e mãos tiveram os movimentos agrupados em Tarefa Escolar, Social e Manipulação Simples. A Tabela 36 mostra os movimentos de braços e mãos do grupo hiperativo e do controle, em todas as situações experimentais. Tabela 36: Porcentagens de resposta de movimentos de braços e mãos segundo grupo e situação experimental*
A Tabela 36 e as Matrizes de Tabulação XIX e XX descrevem que os grupos movimentaram mais os braços e mãos no agrupamento Tarefa Escolar. Durante a Música, os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem em "escrever", "contar com dedo / lápis", "apontar seguindo com o dedo o que está escrito no caderno / folha"; o grupo controle direcionou seus movimentos de braços e mãos para: "escrever", "manipular borracha / lápis / folha", "apagar folha" etc., igualmente em todas as situações. No agrupamento Manipulação Simples, Durante a Música os meninos hiperativos colocaram parte do corpo sobre o ambiente com menos freqüência, como por exemplo: "por mão sobre a carteira", "mudar mão de lugar", "esticar braço sobre a carteira", "por braços sobre a carteira", enquanto que o grupo controle "suspenderam os braços", "abaixaram os braços:, "puseram mão sobre a carteira", "mudaram mão de lugar" com porcentagens semelhantes em todas situações experimentais. Durante a Música, no agrupamento Social, os hiperativos "balançaram ritmicamente os braços" acompanhando a música, "pegaram material escolar que a professora deu" e fizeram "microfone com a mão"; com porcentagens semelhantes no decorrer das situações o hiperativo "mostrou material escolar" para o colega e para a professor, "puseram mão sobre carteira do colega", "pegou objeto escolar do outro", "pegou no colega" etc. No agrupamento Social semelhantemente em todas as situações, o grupo controle "mostrou material escolar" para a professora, "pegou material escolar que a professora deu", "devolveu objeto escolar do outro", "levou material escolar para a professora" etc. Pernas e Pés Os movimentos das pernas e pés foram agrupados em: Movimento sem Deslocamento, Movimento de Transição, Movimento com Deslocamento e Movimento Social (Anexos 46 e 46.1). A Tabela 37 e as Matrizes de Tabulação descrevem que as pernas e pés de ambos os grupos experimentais movimentaram percentualmente mais no agrupamento Movimento sem Deslocamento. Durante a Música, o grupo dos meninos hiperativos e o dos controle apresentaram menor porcentagem em "esfregar os pés no chão para frente e para trás"; "cruzar as pernas"; "descruzar as pernas"; "escorregar pé na carteira"; "mexer com os pés para cima e para baixo"; "mudar pé da carteira para o chão"; "mudar pé de lugar na própria carteira"; "tirar pé de sobre o pé" e "por pé sobre o pé". Os meninos hiperativos apresentaram maior porcentagem nos movimentos rítmicos Durante a Música, tais como: "movimentaram ritmicamente as pernas e pés"; "balançaram ritmicamente as pernas e pés" e "bateram ritmicamente os pés no chão / carteira". Tabela 37: Porcentagens de resposta de movimentos de pernas e pés segundo grupo e situação experimental*
No sub-agrupamento Movimento de Transição o grupo hiperativo apresentou menos os movimentos de "abaixar"; "sentar" e "levantar"; enquanto que o grupo controle apresentou mais os mesmos movimentos. Em Movimento com Deslocamento ambos os grupos apresentaram mais o movimento de "andar" Durante e Depois da Música; Antes da Música o grupo dos meninos hiperativos andaram mais do que os meninos do grupo controle. No Movimento Social o grupo dos meninos hiperativos apresentou mais do que os meninos do controle o movimento de "por pé na perna do colega", em todas as situações experimentais.
9.3.1 Mudança de estado Este conceito, conforme foi explanado no item Dimensões dos movimentos (4.2.1.4.3.1), apresenta o movimento ritmico das partes do corpo. O mesmo ilustra como ocorreu a mudança Movimento-Repouso (M-R), Repouso-Movimento (R-M) e Movimento para outro movimento diferente (M-OM) nos grupos hiperativos e controle. Neste tópico será mostrado o movimento ritmico de braços, olhos e pernas para cada um dos meninos hiperativo e controle. Para esta ilustração analisou-se os seis primeiros intervalos após o trigésimo (30º) para cada situação experimental (Antes, Durante e Depois). A Figura 15 ilustra as diferenças de ritmo das três partes do corpo, por meio da representação gráfica dos três tipos de mudanças de estado ao longo de 3 minutos: 1 Antes, 1 Durante e 1 Depois da Música. |